Gisele Gandolfi
Gisele Gandolfi é ceramista, artista visual e pesquisadora por essência. Brasileira, vive e trabalha na cidade de São Paulo. Criadora do Atelier Muriqui e da Poesia Cerâmica, há quase 2 décadas oferece cerâmica autoral de alta temperatura para o mercado e para a gastronomia nacional como pioneira. Também, é coproprietária do Espaço Urbano de Cerâmica Artesanal, onde os saberes sobre cerâmica são facilitados, explorados e aperfeiçoados em aulas e oficinas.
Filha de um químico e de uma geógrafa, traz consigo o repertório da experimentação, da observação da natureza através do tempo, ontológico, cronológico e geológico. Gisele testa os limites da argila e com ela modela uma interlocução indissociável com o próprio corpo. Suas técnicas e poéticas são tomadas pela flexibilidade do barro, pelo tempo cíclico da produção e pelos fenômenos e a interação dos elementos intrínsecos do fazer cerâmica: terra, água, ar e fogo.
A artista também dirige seu olhar para seu contexto cultural - o Brasil, em sua diversidade social, do erudito ao popular. Viajou pelo território nacional acompanhada pela Expedição Saberes do Brasil. Costumes, tradições, soluções de sobrevivência são foco de interesse e investigação. Diferentes odos de vida são questionados, revistados e digeridos num vínculo orgânico entre os temas escolhidos e a matéria-prima eleita para sua expressão.
Em processo ininterrupto, as trocas dinâmicas entre argila, pessoas e culturas são força motriz para seu desenvolvimento artístico. A relação da artista com a cerâmica é obsessiva, sensual e febril. Com uma chama interior que vaza pelos olhos em indiscutível brilho e com palavras precisas, essa criadora vive, revive e reinventa modos de estar, pensar e olhar o mundo através da cerâmica.
Por: Gisele Gandolfi