Guto Neves
O ato de criar objetos que podem ser manipulados com as mãos, sejam joias em ouro ou esculturas em mármore, orienta o trabalho de Guto Neves. Com um olhar voltado para materiais como metal e minerais, sua trajetória combina técnicas artesanais e questionamentos conceituais sobre forma, funcionalidade e beleza.
No final dos anos 1990, Guto parte de Santos rumo a São Paulo para cursar Desenho Industrial, o que aprofundou sua compreensão de materiais e processos criativos. Interrompeu o curso para integrar o programa “A Construção do Objeto 1999/2000”, ministrado por Fernando e Humberto Campana no Museu Brasileiro da Escultura (MuBE), onde também atuou como assistente de Carlito Carvalhosa durante a exposição Duas Águas (1999). Foi ainda no MuBE que participou de sua primeira exposição institucional no Brasil, com o Grupo Notech Design.
A trajetória internacional de Guto Neves iniciou na mostra “Abitare Il Tempo”, em Verona, Itália, seguida por mostras no Palazzo Pamphilj, sede Embaixada do Brasil em Roma e em Marselha, França.
Em 2006 participou da exposição coletiva Dissatisfashion, na Galeria Emma Thomas, em SP. Sua primeira coleção de joias autorais “À Margem”, de 2010, é marcada pelo contraste entre materiais como pregos e diamantes, reafirmando sua habilidade em conectar escultura, arte e design. Posteriormente cria peças para a coleção “Nero”, na galeria de alta joalheria Ego Concept, sendo o único brasileiro no casting da marca.
Sua produção escultórica ganhou nova dimensão a partir de 2021, com a criação de uma série em mármore Silvec grego. Suas obras investigam a reinterpretação de objetos e bens de consumo, retirando-os de suas funções originais e conferindo-lhes novos significados. Inspirado pelo conceito japonês mitate — a habilidade de enxergar um objeto além de sua função original, reinterpretando-o e ressignificando seu uso —, Guto explora as possibilidades de dar nova vida a materiais destinados ao descarte. Em 2022, ampliou a coleção com esculturas em mármore Nero Marquina, consolidando um estilo que transita entre o rigor formal do design e as narrativas simbólicas da arte.
Por: Guto Neves