Art Bag
Inaugurada em 1980 em Porto Alegre, a Galeria Bolsa de Arte presenciou, e igualmente atuou para impulsionar, a consolidação da arte contemporânea no Sul do país. Em quatro décadas, a galeria apresentou mais de 250 exposições distribuídas entre os endereços de Porto Alegre e, desde 2014, também na filial em São Paulo, além de participar ativamente de feira nacionais e internacionais.
A galeria representa aproximadamente trinta artistas, contando com nomes fundamentais da arte contemporânea nacional, como Nelson Leirner, Carlos Vergara, Regina Silveira, Hugo França, Carlos Pasquetti, José Bechara e Saint Clair Cemin, em uma lista exaltando as relações mais longevas. Em quatro décadas, foram muitos os artistas que também passaram pela Bolsa de Arte: Wesley Duke Lee, Rubens Gerchmann, Bruno Giorgi, Antonio Dias, Tomie Ohtake, Mario Cravo Neto, Gilvan Samico, Antônio Henrique Amaral, Daniel Senise, Angelo Venosa, Karin Lambrecht e Alex Flemming são alguns dos que estiveram à frente de exposições monográficas ou coletivas na galeria.
Para comemorar seus 40 anos de atuação, a Bolsa de Arte lança um livro amplamente ilustrado narrando sua trajetória, além de contar com depoimentos de 50 nomes importantes para a galeria: artistas, curadores e outros agentes que acompanharam sua atuação pioneira desde os anos oitenta.