Exposição "Amaranthus", individual de JE Kos
Exhibition
- Nome: Exposição "Amaranthus", individual de JE Kos
- Abertura: 01 de novembro 2023
- Visitação: até 01 de novembro 2023
- Galeria: Je Kos
Local
- Local: BRIFW Wired Conference
- Online Event: No
- Endereço: Av. Manuel Bandeira, 360 - Vila Leopoldina São Paulo
Amaranthus
A artista JE Kos, de Brasília, conduz sua linha de pesquisa na relação entre o humano e a natureza, mas não se limita ao tema; sua inspiração surge também de elementos comuns do dia a dia. Seu trabalho será exposto na edição de 2023 da BRIFW Wired Conference, que acontecerá no dia 1 de novembro, no State, espaço na Vila Leopoldina.
A artista de 26 anos apresentará no evento uma seleção especial de arte digital, feita a partir da inteligência artificial e técnicas manuais. A mostra acontece na Igrejinha e será aberta à visitação, desde o início do evento.
A exposição "Amaranthus", de JE Kos conta com apoio da Artsoul.
Sobre o BRIFW & Wired Conference
Um dia completo de imersão em novas ideias e ferramentas tecnológicas para ocupar o futuro e desviá-lo para onde queremos. O day 01 da BRIFW & Wired Conference vai acontecer de forma presencial, no centro de inovação State em São Paulo. Além de uma agenda de discussões e de aprendizado nas áreas Conference e Brain, os visitantes poderão conhecer marcas de moda que tem a tecnologia em seu dna na Pop up do futuro, visitar os estúdios digitais que tem transformado o mercado com o uso de novas ferramentas na área de networking Futuros e apreciar o trabalhos de novos artistas em exposições de arte digital.
Tudo isso em um ecossistema propício à inovação, junto da comunidade BRIFW na discussão do tema "É futuro ou delírio?".
" Arte é o ato de desviar perspectivas. No caso das novas tecnologias, o olhar artístico se torna ainda mais necessário. Sua função é desviar os padrões reproduzidos repetidamente pelos algoritmos. No mundo da inteligência artificial, tudo o que é comum é facilmente premiado, e tudo o que é desafiador para os olhos é lançado em um limbo de estranheza. Olhar para a máquina que padroniza e exercitar processos de interpretação inesperados é o que faz a Je ser tão especial. Sem medo da máquina, ela subverte inputs e nos oferece outputs de uma beleza singular.
Conheci a Je há alguns anos e, sem conhecer sua história, diria que ela havia sido criada em berços de ouro. A sofisticação do seu olhar, sua capacidade de equilíbrio, composição, proporção se misturavam a um interesse genuíno por tudo que era estranho, muitas vezes bizarro e grotesco. Fui saber, mais tarde, que a jovem mulher não vinha de um berço de ouro, pelo contrário, e tudo passou a fazer mais sentido. Foi criando estampas para as minhas primeiras coleções que percebi o valor da complexidade presente em sua cabeça. Como todo artista autêntico, ela mostra em seus processos, coragem. Não tem medo da tinta, não teme a fotografia, encara ferramentas generativas com a mesma elegância que desenha à mão. Seus trabalhos, assim como sua biografia, são enviesados, múltiplos, experimentais. Suas flores não são flores, suas linhas não são linhas, seus objetos não caem na mesmice do real.
Ao longo das minhas coleções, recebi diversos artistas que me desafiaram a olhar para o meu próprio trabalho de maneira diferente. Com a Je, minha admiração travou uma relação de reconhecimento artístico. Brigamos pelo desvio de padrões e não tememos nenhuma ferramenta. Se alguém nos pergunta se o que fazemos é arte, respondemos que a dúvida é nossa melhor resposta."
Lucas Leão e Olivia Merquior
Service
Exposição "Amaranthus", de JE Kos
Data: 01/11/2023 (Atenção: apenas 1 dia)
Local: BRIFW & Wired Conference
Endereço: Av. Manuel Bandeira, 360 - Vila Leopoldina
São Paulo - SP
Informações: https://www.brifw.com/