Exposição "Aqui Jaz", individual de Priscila Rezende
Exhibition

Exposição "Aqui Jaz", individual de Priscila Rezende

Exhibition

  • Nome: Exposição "Aqui Jaz", individual de Priscila Rezende
  • Abertura: 20 de julho 2023
  • Visitação: até 03 de setembro 2023

Local

  • Local: BDMG Cultural
  • Online Event: No
  • Endereço: Rua Bernardo Guimarães, 1600 - Lourdes

BDMG Cultural recebe exposição de Priscila Rezende

 

"Aqui Jaz" é a terceira exposição do Ciclo de Mostras 2023 e aborda a violência contra a mulher. Abertura ocorre dia 20 de julho, a partir das 19h, na Galeria de Arte BDMG Cultural

 


De 20 de julho a 03 de setembro, o BDMG Cultural apresenta a exposição "Aqui Jaz", da artista visual Priscila Rezende, como parte da programação do Ciclo de Mostras 2023. A mostra fica em cartaz, diariamente, na Galeria de Arte BDMG Cultural (Rua Bernardo Guimarães, 1600), com entrada gratuita. Assista ao teaser com depoimento da artista aqui.

 

A exposição "Aqui Jaz" é composta por seis trabalhos de diferentes suportes – fotografia, performance e videoperformance - que abordam a questão de gênero, em especial a violência contra a mulher e o feminicídio. Os trabalhos são parcialmente autobiográficos ao fundirem as experiências da artista à de inúmeras outras mulheres, tensionando conflitos sociais, o medo e o silenciamento. 

 

Diversos registros da exposição, sobretudo os de autoria da artista, foram realizados durante o isolamento social e resgatam suas próprias vivências para refletir a violência doméstica, que se torna o mais perigoso e assustador para muitas mulheres. "Isto não é uma exposição de arte. Não estou parafraseando Magritte. É porque, realmente, isto não se trata somente de arte. Isto é um sepultamento — ou um funeral, talvez? Isto é uma exposição-funeral-celebração. É para mim e espero que possa ser também para todas as mulheres que por aqui passarão", relata Priscila Rezende na carta que estará presente na mostra.

 

Em texto crítico, a pesquisadora, performer e dramaturga Nina Caetano avalia que a mostra é um ritual de celebração e renascimento. "Aqui Jaz produz experiência catártica e busca a escuta de dores compartilhadas. Isso porque Priscila não está só: a ferida aberta, suturada em cada imagem e frase que compõe a exposição, transpassa outras existências, uma vez que, na encruzilhada identitária que forja sua força, temos os maiores índices de violência. Mulheres negras são maioria em taxas de trabalho infantil, subemprego e encarceramento; são a maioria das vítimas nos casos de agressão sexual, violência doméstica e feminicídios.  A exposição é sobre violência. Mas é também sobre romper silêncios", completa.

 

"Aqui Jaz" foi selecionada no edital de concorrência pública de artes visuais do BDMG Cultural, realizado entre novembro e dezembro de 2022, por uma comissão independente. A mostra de Priscila Rezende é a terceira do Ciclo de Mostras 2023 que, até o fim do ano, vai apresentar mostra do artista de Iago Gouvêa. Nesta edição do edital, a Galeria de Arte BDMG Cultural recebeu as exposições "Impregnação", de Vânia Barbosa, "Warmi Wasi: lutas coletivas e subjetivas", de Yanaki Herrera, e, agora, "Aqui Jaz", de Priscila Rezende. Todas as mostras ganharão catálogo e, no final do ano, estarão disponíveis em plataforma virtual exclusiva.

 

About the artist


Natural de Belo Horizonte, onde vive e trabalha, Priscila Rezende é artista visual graduada em Artes Plásticas pela Escola Guignard – UEMG. Desenvolve trabalhos em múltiplas linguagens, tendo a performance como produção expressiva em sua trajetória. De maneira catártica, se apropria da raiva e da violência como instrumentos para confrontar o racismo, a misoginia e o machismo. A visceralidade é um traço marcante e recorrente em sua obra, que busca golpear o público com um enunciado direto e claro. Atualmente integra a exposição Um defeito de cor, no Museu de Arte do Rio (Rio de Janeiro); expôs no Centro Cultural São Paulo (São Paulo); 11º Salão de Artes Victor Meirelles (Florianópolis); Bienal Mercosul (Porto Alegre); Corpus Urbis (Oiapoque); Histórias Afro-Atlânticas (São Paulo); SAVVY Contemporary (Berlim); Saldo de Performance (Belo Horizonte). Atuou também no Territori Performance Art Festival (Ibiza); Postcolonial Poly Perspectives (Berlim); Malta Festival (Poznan); What is Left Unseen (Utrecht); Festival Internacional de Teatro y Artes de Calle (Valladolid). Foi artista residente na Central Saint Martins (Londres) e Art Omi (Nova Iorque); indicada ao Prêmio Pipa 2021.

 

Funcionamento da Galeria de Arte 


A Galeria de Arte BDMG Cultural funciona diariamente, incluindo sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h. Às quintas-feiras, exclusivamente, o espaço tem funcionamento das 10h às 21h. A entrada é gratuita.

 

Em dezembro de 2023, o Instituto Cultural Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais – BDMG Cultural completa 35 anos. Desde 1988, é uma organização sem fins lucrativos que atua de maneira multidisciplinar para fomentar, registrar e divulgar os processos culturais em Minas Gerais. O BDMG Cultural integra o Circuito Liberdade, complexo cultural que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo.


Service

Mostra "Aqui Jaz", de Priscila Rezende

Período: 20 de julho a 03 de setembro

Onde: Galeria de Arte BDMG Cultural (Rua Bernardo Guimarães, 1600 - Lourdes)
Horário: diariamente das 10h às 18h. Quintas-feiras: das 10h às 21h.
Na abertura, excepcionalmente, das 19h às 22h. Entrada gratuita




Qual a forma que gostaria de assinar
nosso conteúdo?

Artsoul Comunicação Digital LTDA | CNPJ: 29.752.781/0001-52

Escritório: Rua Quatá, 845 - Sala 2, Vila Olímpia, São Paulo, SP, 04546-044