Exposição "Azul", do artista Cranio
Exhibition
- Nome: Exposição "Azul", do artista Cranio
- Abertura: 12 de dezembro 2024
- Visitação: até 15 de janeiro 2025
Local
- Local: Luis Maluf Galeria (Jardins) –
- Online Event: No
- Endereço: Rua Peixoto Gomide, 1887
Galeria Luis Maluf abre individual de Cranio
A Luis Maluf Galeria de Arte apresenta, a partir de 12 de dezembro, a exposição "Azul", individual do reconhecido artista Cranio. Com curadoria de Alexandre Araujo Bispo, a mostra reúne 27 obras inéditas, entre telas e esculturas, que exploram as complexas relações entre identidade, meio ambiente e urbanidade. Esta é a última exibição do ano na unidade Jardins, e permanece em cartaz até 15 de janeiro de 2025.
"Azul" dá continuidade à trajetória de Cranio, marcada por sua estética vibrante e crítica social. Suas obras apresentam o icônico personagem de pele azul, cuja cor, segundo o artista, transmite calma e sedução, mas também provoca reflexões sobre o consumismo exacerbado. A figura azul aparece vestida com acessórios de marcas como Chanel, Gucci e Nike, criando um diálogo entre o imaginário ancestral e a sociedade contemporânea.
Para o curador Alexandre Araujo Bispo, a obra de Cranio ecoa o conceito de "indigenização da modernidade", do antropólogo Marshall Sahlins, ao mostrar como elementos culturais e estéticos podem ser reapropriados por diferentes contextos e valores. "A força das figuras criadas por Cranio está em sua capacidade de conectar o passado ao presente, tensionando tradição e modernidade em uma linguagem visual que transcende fronteiras culturais", explica.
A mostra também traz novas interpretações de personagens da mitologia brasileira, como o Curupira, apresentado em uma das obras inéditas. Ao combinar referências às sociedades indígenas e à cultura global contemporânea, Cranio reafirma seu papel como um artista singular, comprometido com a reflexão sobre os desafios do mundo atual.
Cranio
Fábio de Oliveira Parnaíba, conhecido como Cranio, nasceu em 1982, na zona norte de São Paulo, e iniciou sua trajetória artística em 1998. Suas obras são marcadas por um personagem azul recorrente, que simboliza as tensões e contradições do Brasil urbano, explorando questões como consumo, desigualdade, poluição e as dinâmicas da vida nas grandes cidades. Suas inspirações incluem o surrealismo de Salvador Dalí, a cultura pop e a animação, que, juntas, criam narrativas visuais que convidam à reflexão sobre a sociedade contemporânea.
Crédito reproduções fotográficas: Ana Aliaga
Service
Exposição Azul
Local: Luis Maluf Galeria (Jardins) – Rua Peixoto Gomide, 1887
Período expositivo: 12 de dezembro de 2024 a 15 de janeiro de 2025
Horário: Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira das 10h às 19h e aos sábados das 11h às 16h | fecha aos domingos e feriados
A galeria Jardins fecha em 20/12 e volta a abrir em 06/01, dando continuidade à exposição
Galeria Luis Maluf e Usina Luis Maluf - @luis_maluf | https://luismaluf.com/
Luis Maluf Galeria, fundada em 2014, é reconhecida por abraçar o experimentalismo e atrair um público jovem interessado em desafios e reflexões. Localizada nos bairros Jardins e Barra Funda, esta última inaugurada em 2021 e que abriga uma residência artística anual, a galeria amplia sua missão na região da Barra Funda, promovendo formação artística e acesso à cultura brasileira. Ambos os espaços da galeria buscam enfatizar a produção artística experimental emergente, atraindo um público jovem interessado em explorar a complexidade, intensidade e contradições do mundo contemporâneo através de obras que desafiam o senso comum. Ao buscar artistas de diferentes gerações, a galeria prioriza aqueles mais ousados e que se destacam pela originalidade, valorizando seu compromisso com o futuro da arte.
Galeria Luis Maluf - R. Peixoto Gomide, 1887 – Jardins
Usina Luis Maluf - R. Brg. Galvão, 996 - Barra Funda