Artsoul

Conheça nossas peças de design

Exposição "De tudo fica um pouco” , de Mônica Ventura e Deco Adjiman
Exhibition

Exposição "De tudo fica um pouco” , de Mônica Ventura e Deco Adjiman

Exhibition

  • Nome: Exposição "De tudo fica um pouco” , de Mônica Ventura e Deco Adjiman
  • Abertura: 19 de outubro 2024
  • Visitação: até 07 de novembro 2024

Local

  • Local: Luis Maluf Galeria (Jardins)
  • Online Event: No
  • Endereço: R. Peixoto Gomide, 1.887 - Jardins, São Paulo

Luis Maluf Galeria abre “De tudo fica um pouco” no Jardins 

     

Monica Ventura e Deco Adjiman abrem mostra com obras que tratam sobre a ancestralidade e o universo ambiental

 


Convidados pela Luis Maluf Galeria, os artistas Mônica Ventura e Deco Adjiman assinam a exposição “De tudo fica um pouco”, que terá início em 19 de outubro na unidade Jardins. Sob a curadoria de Ana Carolina Ralston, a mostra aborda questões temporais evocando ancestralidades e pontuando a passagem do tempo de forma curvilínea, refletindo-se nas materialidades. Como explica a curadora: “É sobre a passagem deste tempo, seu entrelaçar com a ancestralidade e sua inevitável relação com a transformação da matéria que se trata o diálogo contido nessa mostra.” A exposição estará em cartaz até 7 de novembro de 2024.  


A não linearidade dessa passagem é intrínseca a ambos os artistas e suas obras. Mônica Ventura faz uso do pincel e de formas tridimensionais, nas quais amplifica sua própria ancestralidade e onde cria conexões que a trazem para o hoje. Em Alteia (I, II e IV), de 2024, as obras apresentam contornos que nos remetem aos Zangbetos, guardiões vodu da noite dos cultos iorubá. São obras nas quais “tais espíritos movimentam-se por meio da música e protegem os seres que os rodeiam”, explica Carol. Ainda nas palavras da curadora, “a relação espiritual ancestral que surge nas telas de Ventura permeia toda sua produção. Seja de forma bi ou tridimensional, a artista antropomorfiza sua linguagem, nos levando a questionar as formas e os estereótipos que habitamos e replicamos.” 


Deco Adjiman, por sua vez, traduz em poesia, e também apresenta, as matérias naturais advindas dos caminhos por ele percorridos, in loco. Assim, a obra que dá título à mostra, “De tudo fica um pouco”, traz velhas enciclopédias recheadas de folhas secas, coletadas por suas andanças, numa representatividade de como algo que já está no esquecimento, devido ao tempo, nesse caso como as enciclopédias, pode ter ou receber algo novo, diferente. A obra “Coleção de chão”, de 2021, que também integra a mostra, é outro exemplo do trabalho de Adjiman, em que apresenta 54 pequenos frascos com diferentes composições sedimentares. Aqui, mais uma vez, as palavras se fazem presentes, já que a obra traz um ensaio escrito por ele e no qual devaneia sobre as definições de território. 


Poeta e artista, a escrita é indissolúvel para Adjiman na criação de seus trabalhos. “A literatura e, consequentemente, a palavra são parte essencial do processo de Adjiman, assim como do próprio objeto final de seu trabalho. Versos estão contidos de forma explícita ou delicadamente inseridos de maneira subjetiva em todo o seu percurso”, finaliza Ana Carolina Ralston. 


About the artists

Mônica Ventura é uma artista multidisciplinar que transita entre pintura, escultura e instalação, com um foco especial na exploração de cosmogonias afro-ameríndias. Suas obras já foram expostas em instituições como o Museu Afro Brasil, em São Paulo, e o Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio de Janeiro. Ventura também participou de importantes eventos internacionais como a Bienal de Mercosul. Deco Adjiman, além de artista visual, é poeta, e sua prática artística é fortemente influenciada pela literatura. Ele já expôs em instituições como o Centro Cultural São Paulo (CCSP) e a Fundação Clóvis Salgado, em Belo Horizonte, além de ter participado de diversos programas de residências artísticas no Brasil e na América Latina, onde desenvolveu sua pesquisa sobre o diálogo entre arte, natureza e palavra.



Service

Título: "De tudo fica um pouco”

Artistas: Mônica Ventura e Deco Adjiman - @mo_ventura @decoadjiman

Curadoria: Ana Carolina Ralston

Local: Luis Maluf Galeria (Jardins) - @luis_maluf

Abertura: 19 de outubro – das 12h às 16h – Visita guiada às 14h

Período expositivo: 21 de outubro a 7 de novembro

R. Peixoto Gomide, 1.887 - Jardins, São Paulo

Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira das 10h às 19h e aos sábados das 11h às 16h | fecha aos domingos e feriados 


Galeria Luis Maluf e Usina Luis Maluf - @luis_maluf | https://luismaluf.com/ 

Luis Maluf Galeria, fundada em 2014, é reconhecida por abraçar o experimentalismo e atrair um público jovem interessado em desafios e reflexões. Localizada nos bairros Jardins e Barra Funda, esta última inaugurada em 2021 e que abriga uma residência artística anual, a galeria amplia sua missão na região da Barra Funda, promovendo formação artística e acesso à cultura brasileira. Ambos os espaços da galeria buscam enfatizar a produção artística experimental emergente, atraindo um público jovem interessado em explorar a complexidade, intensidade e contradições do mundo contemporâneo através de obras que desafiam o senso comum. Ao buscar artistas de diferentes gerações, a galeria prioriza aqueles mais ousados e que se destacam pela originalidade, valorizando seu compromisso com o futuro da arte.

Qual a forma que gostaria de assinar
nosso conteúdo?

Artsoul Comunicação Digital LTDA | CNPJ: 29.752.781/0001-52

Escritório: Rua Quatá, 845 - Sala 2, Vila Olímpia, São Paulo, SP, 04546-044