Exposição 'Hoshigaki', individual de Mariana Serri
Exhibition

Exposição 'Hoshigaki', individual de Mariana Serri

Exhibition

  • Nome: Exposição 'Hoshigaki', individual de Mariana Serri
  • Abertura: 15 de setembro 2022
  • Visiting: until 29 January 2023

Local

  • Local: Casa de Cultura do Parque
  • Online Event: No
  • Endereço: Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 1300 - Alto de Pinheiros

Casa de Cultura do Parque recebe a exposição 'Hoshigaki', individual da artista Mariana Serri


 A artista Mariana Serri apresenta na exposição 'Hoshigaki', no espaço Gabinete da Casa de Cultura do Parque, suas novas pinturas em tons laranja-avermelhados vibrantes




A artista Mariana Serri apresenta Hoshigaki, exposição individual na Casa de Cultura do Parque. Com direção artística de Claudio Cretti, a mostra faz parte do III Ciclo Expositivo 2022 da Casa e tem abertura marcada para o dia 15 de setembro, a partir das 11h

Os principais temas desenvolvidos nas pesquisas poética e visual de Mariana Serri tem origem na relação entre arte, ciência, cultura, natureza, cor, desenho e, também, nas relações entre presença, profundidade e superfície. Desde 2005, tais questões vêm sendo desenvolvidas de diferentes maneiras, principalmente por meio da linguagem pictórica, utilizando também o desenho e a fotografia como ferramentas para a construção e o entendimento do visível e da superfície da pintura. 

Nesta exposição, Mariana apresenta uma série de pinturas em um específico tom laranja avermelhado, referindo-se a uma pulsação vibrante presente no espaço Gabinete da Casa de Cultura do Parque, onde encontra-se a exposição. Ali acontece a passagem entre as áreas internas das galerias e o jardim, como se fosse o seu coração, diz a artista. As imagens nas pinturas também trabalham a ideia de fluxos e passagens, entendendo as mãos que produzem as telas como a extensão do coração. Veias, rios, raios, árvores, veios de plantas. A ramificação do corpo e da natureza estão presentes nas pinturas, assim como outras analogias com o coração.

O título da mostra, Hoshigaki, faz alusão ao caqui desidratado e cristalizado, oriundo de uma tradição japonesa onde esses frutos passam por um longo processo: cuidados desde os brotos até o seu desenvolvimento. Quando estão quase maduros, os caquis são descascados um a um e pendurados por barbantes dentro de uma estufa. Antigamente era uma alternativa para manter os frutos para além de sua sazonalidade, no inverno rigoroso. Esse cultivo, cuidado e paciência estão analogicamente ligados à rotina da pintura, que tem o seu próprio tempo. Hoshigaki é o sumo do caqui. A exposição é um concentrado de potência dessa cor laranja que representa as vibrações desses distintos momentos de tempo por onde passa a pintura de Mariana Serri.

A exposição será exibida no espaço Gabinete, e estará em cartaz a partir de 15 de outubro. O III Ciclo Expositivo de 2022 da Casa de Cultura do Parque também é composto por Amálgama do tempo, de Flávia Ribeiro, José Spaniol e Tiago Mestre; e por Domingo, individual de Leandro Muniz, compondo os projeto 280x1020 e NoDeck.



About Casa de Cultura do Parque


A Casa de Cultura do Parque, localizada em frente ao Parque Villa-Lobos, no Alto de Pinheiros, em São Paulo, é um espaço plural que busca estimular reflexões sobre a agenda contemporânea, promovendo uma gama de atividades culturais e educativas que incluem exposições de arte, shows, palestras, cursos e oficinas. 



Sobre Mariana Serri


Artista plástica e educadora. Cursou Educação Artística na FAAP – Fundação Armando Alvares Penteado. Bacharelado concluído em 2005 e Licenciatura concluída em 2006. Cursou Letras na FFLCH USP – Faculdade de Letras, Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, de 2002 a 2007 (curso incompleto). Cursou o equivalente ao quarto ano do Ensino Médio com habilitação em Artes Visuais na Escola De Wijnpers, em Leuven, na Bélgica.


Entre novembro de 2021 e janeiro de 2022 apresentou a exposição individual O jogo da Aurora, na Galeria Marilia Razuk, em São Paulo, com texto crítico de Bia Machado. Em 2013 apresentou a exposição individual Áporo na mesma galeria, em homenagem ao poema homônimo de Carlos Drummond de Andrade, e também a esta palavra. O texto crítico foi escrito por Cauê Alves. Em 2012 apresentou na Casa das Rosas exposição individual de pinturas realizadas para o livro de poemas Epidermias, realizado em parceria com Ângela Castelo Branco, selecionado pelo Proac n.08/2011. Em 2010 apresentou a exposição individual We live on a mountain na Galeria Virgilio. 

Em 2014 participou da 3a edição do Programa Internacional de Residências São João, em fazenda colonial em São José do Vale do Rio Preto, RJ; além de diversas exposições coletivas desde 2013. 


Suas obras estão em importantes coleções do Brasil. Mariana também produz ilustrações para diversas mídias e trabalha com o ensino da arte há mais de 25 anos, sendo atualmente professora especialista de Artes da Escola Vera Cruz.




Sobre Leandro Muniz


Leandro Muniz (São Paulo, 1993) atua como artista e curador. Formado em artes plásticas pela USP, é assistente curatorial no MASP. Foi repórter na revista seLecT entre 2019 e 2021 e fez parte do grupo de estudos Depois do Fim da Arte, coordenado por Dora Longo Bahia. Já expôs em espaços e projetos como o Museu de Arte do Rio, Casa de Cultura do Parque, Galeria Aura, DAP Londrina, Espaço das Artes USP, Sesc, Fábrica Bhering, Casa Alagada, Ateliê397, entre outros. Foi curador das mostras Pulso (Bica plataforma, 2021), Torrente (Galeria Karla Osório, 2020), Esquadros (Partilha, 2020), migalhas (Galeria O Quarto, 2019), Lampejo (Galeria Virgilio, 2019), Disfarce (Oficina Cultural Oswald de Andrade, 2017), entre outras. Seus textos podem ser encontrados em publicações e portais como Arte que acontece, Relieve Contemporáneo, Terremoto e Revista Rosa, além de catálogos e exposições. Ministra regularmente cursos e conferências em espaços como MASP, Pinacoteca, Plataforma Zait e EBAC.



Service

Hoshigaki, exposição individual de Mariana Serri

Realização: Casa de Cultura do Parque

Direção artística: Claudio Cretti

Abertura: 15 de outubro, das 11h às 18h (gratuita e para todo o público)

Período expositivo: 15 de outubro de 2022 a 29 de janeiro de 2023

Local: Casa de Cultura do Parque - Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 1300 - Alto de Pinheiros

Horário de funcionamento: De quarta a domingo, das 11h às 18h

Entrada gratuita.





Qual a forma que gostaria de assinar
nosso conteúdo?

Artsoul Comunicação Digital LTDA | CNPJ: 29.752.781/0001-52

Escritório: Rua Quatá, 845 - Sala 2, Vila Olímpia, São Paulo, SP, 04546-044