Exposição individual "Entre a pintura e a pintura", de Guilherme Gallé
Exhibition
- Nome: Exposição individual "Entre a pintura e a pintura", de Guilherme Gallé
- Abertura: 22 de janeiro 2026
- Visitação: até 07 de março 2026
Local
- Local: Galatea Padre João Manuel
- Online Event: No
- Endereço: R. Padre João Manuel, 808, Jardins – São Paulo, SP
Guilherme Gallé: entre a pintura e a pintura
A Galatea tem o prazer de apresentar Guilherme Gallé: entre a pintura e a pintura, primeira individual do artista paulistano Guilherme Gallé (1994, São Paulo), com abertura no dia 22 de janeiro, quinta-feira, das 18h às 21h, na unidade da galeria na rua Padre João Manuel. A mostra reúne mais de 20 pinturas inéditas, realizadas em 2025, e conta com texto crítico do curador e crítico de arte Tadeu Chiarelli e com texto de apresentação do crítico de arte Rodrigo Naves.
A exposição apresenta um conjunto no qual Gallé revela um processo contínuo de depuração: um quadro aciona o seguinte, num movimento em que cor, forma e espaço se reorganizam respondendo uns aos outros. Situadas no limiar entre abstração e sugestão figurativa, suas composições, sempre sem título, convidam à lenta contemplação, dando espaço para que o olhar oscile entre a atenção ao detalhe e ao conjunto.
Partindo sempre de um “lugar” ou pretexto de realidade, como paisagens ou naturezas-mortas, mas sem recorrer ao ponto de fuga renascentista, Gallé mantém a superfície pictórica deliberadamente plana. As cores tonais, construídas em camadas, estruturam o plano com uma matéria espessa, marcado por incisões, apagamentos e pentimentos, que dão indícios do processo da pintura ao mesmo tempo que o impulsionam.
Entre as exposições das quais Guilherme participou ao longo de sua trajetória, destacam-se: Joaquín Torres García – 150 anos, (Coletiva, Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB, São Paulo / Brasília / Belo Horizonte, 2025–2026); Ponto de mutação (Coletiva, Almeida & Dale, São Paulo, 2025); O silêncio da tradição: pinturas contemporâneas (Coletiva, Centro Cultural Maria Antonia, São Paulo, 2025); Para falar de amor (Coletiva, Noviciado Nossa Senhora das Graças Irmãs Salesianas, São Paulo, 2024); 18º Território da Arte de Araraquara (2021); Arte invisível (Coletiva, Oficina Cultural Oswald de Andrade, São Paulo, 2019); e Luiz Sacilotto, o gesto da razão (Coletiva, Centro Cultural do Alumínio, São Paulo, 2018).
Service
Guilherme Gallé: entre a pintura e a pintura
Galatea Padre João Manuel
R. Padre João Manuel, 808 – Jardins
Abertura: 22 de janeiro, quinta-feira | 18h às 21h
Exposição: 22 de janeiro a 7 de março de 2026
segunda – quinta | 10 às 19h
sexta | 10 às 18h
Sábado | 11h às 17h