Exposição individual "Ferida Aberta", de Raphael Oboé
Exhibition

Exposição individual "Ferida Aberta", de Raphael Oboé

Exhibition

  • Nome: Exposição individual "Ferida Aberta", de Raphael Oboé
  • Abertura: 24 de maio 2025
  • Visitação: até 21 de junho 2025
  • Gallery: Lume Gallery

Local

  • Place: Galeria Lume
  • Online Event: No
  • Endereço: Rua Gumercindo Saraiva, 54 - Jardim Europa

Raphael Oboé realiza sua primeira exposição individual em São Paulo como parte do projeto Alumiar, na Galeria Lume


Raphael Oboé transforma o barro em paisagem viva, criando cerâmicas que evocam memória, rito e a ancestralidade dos territórios ameríndios



Em sua primeira exposição individual, o artista autodidata Raphael Oboé apresenta obras que evocam uma relação ancestral entre corpo, barro e território. "Ferida Aberta" reúne peças moldadas a partir de argilas selvagens, chamote e areia coletadas nos arredores da Serra do Japi, região onde o artista vive e desenvolve sua prática. Mais do que matéria, para Oboé o solo é memória viva — um arquivo silencioso que pulsa através do gesto e do tempo.


Cada etapa do processo é parte de um rito: a argila é lavada e transformada com paciência; a superfície, polida com cristais rolados até alcançar o brilho sutil da bruñida; a queima é feita em um forno a lenha construído por ele, no qual o fogo, em semi-redução, imprime marcas únicas nas peças. São obras que resultam de um diálogo íntimo com os elementos e revelam respeito pela natureza e seus ritmos.


Sua cerâmica não busca o objeto funcional, mas a travessia simbólica: entre a ancestralidade dos povos originários das Américas e as urgências do presente. Oboé ressoa tradições pré-colombianas não como citação, mas como presença viva, em continuidade. Através de sua escuta sensível — tanto à terra quanto aos sons que atravessam o Caribe e a cordilheira andina — constrói uma obra que é ao mesmo tempo som, corpo e silêncio.


Em "Ferida aberta", cada peça carrega a marca de uma caminhada. São formas que se fazem paisagem, canto e território. A cerâmica de Raphael Oboé emerge como escrita que se dá com o corpo, como canção gravada no barro — e nos convida a escutar o tempo entranhado na terra.


O projeto Alumiar, criado pela Galeria Lume, tem o intuito de dar luz a pesquisa de artistas em início de carreira que ainda não possuem representação e tampouco fizeram uma exposição individual na cidade de São Paulo.



About the artist


Raphael Oboé


Raphael Oboé (1995) é natural de Jundiaí, interior de São Paulo. Seu interesse pela arte vem desde a infância, e aos 15 anos começou a desenvolver sua expressão artística por meio da pichação e do grafite. Mais tarde, o contato com tradições artísticas de povos originários sul-americanos transformou sua produção, tanto na arte de rua, onde o artista desenvolveu uma extensa trajetória, quanto na cerâmica, sua principal mídia de trabalho atualmente. Através da cerâmica, Oboé entrelaça elementos de sua história pessoal, resgatando memórias familiares e explorando processos de miscigenação e apagamento identitário, fazendo referência de modo empírico e intuitivo às tradições ancestrais na arte dos povos da América Latina.


O trabalho e pesquisa de Oboé ganharam mais amplitude em 2019, quando o artista sofreu um grave acidente automobilístico que o deixou acamado por dois anos. Durante esse período, dedicou-se ao estudo intensivo de técnicas cerâmicas, minerais e culturas relacionadas, promovendo uma pesquisa aprofundada nesse campo enquanto lidava com diversas cirurgias e desafios psicológicos decorrentes da debilidade temporária. Utilizando sua experiência como ferramenta de transformação pessoal, o corpo de trabalho do artista é um processo de ressignificação da dor e do trauma.


Oboé já realizou três exposições individuais, além de participar de mostras coletivas como “O meio é a massagem” na Galeria Simões de Assis e “Pedra Viva Serra da Capivara: o Legado de Niède Guidon” no Museu Brasileiro da Escultura.


 

Sobre a Galeria Lume 


Lume Gallery was founded in 2011 with the proposal to foster the development of contemporary creative processes alongside its artists and guest curators. Directed by Paulo Kassab Jr. and Victoria Zuffo, Lume is dedicated to breaking boundaries between different disciplines and languages, through a unique and bold model that reinforces the role of São Paulo as a cultural hub and city in frank creative effervescence.


A galeria representa um seleto grupo de artistas estabelecidos e emergentes, dedicada à introdução da arte em todas as suas mídias, voltados para a audiência nacional e internacional, através de um programa de exposições plural e associado a ideias que inspiram e impulsionam a discussão do espírito de época. Foca-se também no diálogo entre a produção de seus artistas e instituições, museus e coleções de relevância. 


The gallery's active and organic presence on the art circuit has resulted in the diffusion of its proposals among the most important art fairs of the present time, as well as integrating and accompanying alternative fairs. The gallery bets on the production of publications of their artists and the production of material for research and registration. Likewise, the Lume is available as a space for reflection and discussion. Receives lectures, performances, seminars and artistic presentations of diverse nature. 



Service


"Ferida Aberta"

de Raphael Oboé


Local: Galeria Lume – sala expositiva II

Endereço: Rua Gumercindo Saraiva, 54 - Jardim Europa, São Paulo - SP


Abertura: 24 de maio, sábado, das 11h às 17h

Período expositivo: 24 de maio de 2025 a 21 de junho de 2025

Horário de visitação: Segunda a sexta, das 10h às 19h; sábados, das 11h às 15h


Free entry 


Qual a forma que gostaria de assinar
nosso conteúdo?

Artsoul Comunicação Digital LTDA | CNPJ: 29.752.781/0001-52

Escritório: Rua Quatá, 845 - Sala 2, Vila Olímpia, São Paulo, SP, 04546-044