Exposição individual "Voo no Breu", de Claudia Tavares
Exhibition
- Nome: Exposição individual "Voo no Breu", de Claudia Tavares
- Abertura: 13 de dezembro 2025
- Visitação: até 13 de fevereiro 2026
Local
- Local: Galeria do Lago — Museu da República
- Online Event: No
- Endereço: Rua do Catete 153, Catete – Rio de Janeiro, RJ
VOO NO BREU — Claudia Tavares
Em Voo no Breu, a artista Claudia Tavares investiga a escuridão como matéria, metáfora e campo sensível. A partir de residências na Amazônia e na Mata Atlântica, a exposição propõe uma reflexão sobre as florestas brasileiras e as transformações que atravessam esses territórios, da destruição e perda à conscientização da necessidade de regeneração.
Com curadoria de Isabel Portella, a mostra reúne fotografias, vídeo, desenhos e pequenas esculturas. A materialidade dos trabalhos transita entre carvão, madeira, papel vegetal e papel de algodão. O carvão surge como vestígio do que se extingue, mas também como matéria fértil, capaz de gerar novas imagens e sentidos.
Entre os trabalhos, Silêncio grave apresenta gestos de apagamento e supressão; Colecionando faltas evoca as extrações ilegais de madeira ao transformar ausências em molduras; Mata carvão revisita desenhos botânicos com pó de carvão, questionando a visão colonizadora da floresta; e em Remendinhos, pequenos galhos e folhas secas são reunidos em frágeis esculturas, como se a artista costurasse o que resta da natureza — um gesto de cuidado e reconstrução diante da perda. A montagem propõe um diálogo ativo entre as séries, misturando-as nas paredes.
O percurso culmina com o vídeo Voo no breu, que acompanha o cair da noite sobre a Mata Atlântica, convidando o público a perceber o apagamento como território de observação atenta, para fertilizar nossa imaginação e reimaginar a vida na nossa casa em comum.
Claudia Tavares, artista visual carioca e professora da EAV Parque Lage, trabalha principalmente com as linguagens da fotografia e do vídeo, em diálogo com objetos e desenhos, sendo orientada por um pensamento de montagem instalativa. Em 2014, uma viagem ao estado de Minas Gerais foi crucial para que sua pesquisa encontrasse o rumo atual. Durante um percurso de aproximadamente 100 km numa mesma estrada, passou por imensas escavações de extração mineral, seguido por muitos quilômetros de plantações de eucalipto e montanhas e mais montanhas desmatadas pela pecuária. Essa experiência trouxe um questionamento em relação às possíveis relações entre arte e natureza na contemporaneidade.
SERVICE
Exposição: Voo no Breu, de Claudia Tavares
Curadoria: Isabel Portella
Abertura: 13 de dezembro de 2025, às 15h
Local: Galeria do Lago — Museu da República
Visitação: 14 de dezembro de 2025 a [data de encerramento] | terça a domingo, das 10h às 17h
Free entry
Mais informações: www.claudiatavares.com | @claudinhatavares