Artsoul

Conheça nossas peças de design

Exposição "Oceano Febril" de Licida Vidal
Exhibition

Exposição "Oceano Febril" de Licida Vidal

Exhibition

  • Nome: Exposição "Oceano Febril" de Licida Vidal
  • Abertura: 20 de julho 2024
  • Visitação: até 14 de agosto 2024

Local

  • Local: Galeria Luis Maluf (Barra Funda)
  • Online Event: No
  • Endereço: Rua Brigadeiro Galvão, 996, Barra Funda

"Oceano Febril" de Licida Vidal abre na Luis Maluf Galeria   

Exposição é um apelo notório acerca da natureza e seu ciclo vital 

 

A partir de 20 de julho, a Luis Maluf Galeria, unidade Barra Funda, inaugura a exposição individual de Licida Vidal, "Oceano Febril". A mostra apresenta obras inéditas, incluindo duas grandes instalações, seis trabalhos em menor escala e uma série de três vídeos que se articulam como sistemas em atividade. Os visitantes terão uma experiência única e dinâmica, com obras que mudam e evoluem ao longo do tempo. Elementos naturais como plantas, água, terra e sementes são incorporados às peças, atraindo e interagindo com animais como insetos, transformando a exposição diariamente.  

 

"Oceano Febril" é um testemunho da capacidade de Licida Vidal de criar um ambiente vivo e em constante mudança, proporcionando uma experiência sempre renovada. A curadora Thais Rivitti explica: “os trabalhos poderiam ser descritos como organismos vivos ou, talvez mais precisamente, como construções orgânicas que se associam a elementos como minerais, vegetais, fungos e, eventualmente, pequenos animais como larvas e insetos que interagem e se relacionam nesses ambientes construídos.”  

  

Entrelaçando-se à arquitetura da galeria, as obras “terral" e “entre a fonte e a foz", levam o espectador à urgente reflexão da importância, e da potência, da água para o mundo com todos os seus seres vivos. Utilizando em suas composições terra, argila e água, as obras criam um movimento natural ao pendurar-se no teto, contornarem paredes e transformarem o ambiente em um espaço vivo no qual outras formas de vida e estruturas podem surgir, de forma orgânica. Nesses trabalhos em especial, a artista faz circular a água que penetra volumes de terra, alimenta sementes e, em outros pontos, goteja limpa, remetendo à chuva ou mesmo à uma queda d’água, “minguada em tempos de seca”, pontua a curadora.  

 

Trata-se de uma exposição que vai ao encontro das pesquisas de Licida, que tem formação em Ciências Sociais e Antropologia, nas quais enfatiza a conservação e a harmonia com a natureza e cujo foco é induzir à reflexão sobre a importância da conexão humana com o meio ambiente e o cuidado mútuo. "Uma exposição aquosa, germinativa, que exige o olhar para o mínimo, em um mundo onde é impossível separar as condições sociais e culturais das ambientais. Os ambientes com os quais nossos corpos lutam são materiais, compreendendo partículas, gases, forças, pressões, contaminantes e outras matérias; as condições meteorológicas são apenas uma manifestação destas condições estruturantes externas. Instalações onde a água flui, extravasava e transborda revelando agências, o caráter nutritivo da terra, e a farsa dos corpos autônomos que terminam nas suas próprias peles”, revela a artista.  

 

Assim como o planeta, o corpo humano é formado majoritariamente por água – eis aqui um ponto de intersecção entre o ser humano e a natureza – e usar esse elemento como matéria-prima protagonista é um dos grandes desafios propostos no trabalho de Licida. “Brigar com a água é batalha perdida - as recentes inundações no Rio Grande do Sul talvez evidenciem isso da forma mais bruta e trágica. O trato com água exige cuidado: respeito aos fluxos, vazões e a sua forma própria de movimento. Seu peso e pressão aparecem como fortes resistências ao ser manipulada”, pondera Thais. “Oceano Febril” é resultado de longos períodos de experimentação da artista e devido a clareza da vida que percorre essa exposição, se mostra delicada e frágil e ressalta a óbvia necessidade de cuidados que, igualmente ao planeta, precisa dessa responsabilidade ‘de amor’ para existir.  

 

Descrições de obras 

Licida Vidal 
Insularidade Salina 2, 2024 
Cerâmica, vidro, silicone e água de mar 
Edição única 
21 x 34 x 34 cm 
Crédito da imagem: Ana Aliaga 

 

Serviço 
Título: "Oceano Febril" 

Artista – Licida Vidal - @licida  
Curadoria: Thais Rivitti - @rivittithais 
Local: Galeria Luis Maluf (Barra Funda) - @luis_maluf 

Período expositivo: 20 de julho a 14 de agosto  

Rua Brigadeiro Galvão, 996, Barra Funda 
Horário: segunda - sexta 10h - 19h e sábado 11h - 16h – fecha aos domingos e feriados  

 

Licida Vidal  

Licida Vidal (São Paulo, SP, 1984) é artista visual nascida entre as montanhas do Vale do Paraíba (SP). Hoje morando na fronteira da floresta e da cidade, a artista traça sua pesquisa afastando-se do meio urbano, investigando a relação conflituosa entre humano e natureza, as colonizações das paisagens e a vulnerabilização de corpos e territórios. Através de ações performáticas, fotografia, vídeo e instalações, sua pesquisa atravessa questões sobre o gênero feminino e a natureza. A prática, inseparável da pesquisa, da cerâmica a encaminhou primeiro para a escultura. O cotidiano com essa matéria tão fecunda, a argila, a levou a buscar outras linguagens mais fluidas seguindo uma vontade de revelar a parte líquida da terra.  A artista integra o Coletivo Vozes Agudas, grupo de estudos e intervenções com ênfase feminista, junto ao Ateliê397. Em 2020 realizou residência na Usina de Arte, em Pernambuco, em 2021 participou da exposição Dizer Não realizada pelo Ateliê 397, em 2022 da exposição Estamos Aqui no Sesc Pinheiros.  

 

Luis Maluf Galeria | https://luismaluf.com/   

A Luis Maluf Galeria, fundada em 2014, é reconhecida por abraçar o experimentalismo e atrair um público jovem interessado em desafios e reflexões. Localizada nos bairros Jardins e Barra Funda, esta última inaugurada em 2021 e que abriga uma residência artística anual, a galeria amplia sua missão na região da Barra Funda, promovendo formação artística e acesso à cultura brasileira. Ambos os espaços da galeria buscam enfatizar a produção artística experimental emergente, atraindo um público jovem interessado em explorar a complexidade, intensidade e contradições do mundo contemporâneo através de obras que desafiam o senso comum. Ao buscar artistas de diferentes gerações, a galeria prioriza aqueles mais ousados e que se destacam pela originalidade, valorizando seu compromisso com o futuro da arte. 

Newsletter

Artsoul Comunicação Digital LTDA | CNPJ: 29.752.781/0001-52

Escritório: Rua Quatá, 845 - Sala 2, Vila Olímpia, São Paulo, SP, 04546-044