Exposição "Sopro" de Niura Bellavinha
Exhibition
- Nome: Exposição "Sopro" de Niura Bellavinha
- Abertura: 04 de maio 2024
- Visitação: até 25 de maio 2024
- Gallery: Am Galeria De Arte
Local
- Local: AM Galeria de Arte – Belo Horizonte
- Online Event: No
- Endereço: Rua do Ouro, 136, Serra, Belo Horizonte
Sopro: exposição individual de Niura Bellavinha, com curadoria de Guilherme Bueno, apresenta pinturas inéditas na AM Galeria de Arte.
A exposição abre dia 4 de maio (sábado) na AM Galeria em Belo Horizonte.
Niura Bellavinha, apresenta na AM Galeria de Arte um conjunto de pinturas inéditas, algumas delas em grande escala. As obras dão continuidade a questões trabalhadas há alguns anos tais como: a criação da grandes campos de cor nos quais, ao invés da gestualidade, investe-se em pequenas sutilezas como o desenho que se faz pelo escorrido; em alguns casos, o uso de compressores criando uma superfície homogênea ou ainda a cor absorvida como por tingimento pela tela, todas elas obtidas por meio de uma técnica desenvolvida pela própria artista. Destaca-se também a variedade dos pigmentos empregados por Niura, que vão desde aqueles colhidos nas terras de Minas Gerais e outras regiões do Brasil até outros obtidos da poeira de meteoritos, que detêm um brilho especial. O emprego dessas cores responde assim tanto a questões plásticas quanto a outras mais especulativas, como a relação entre céu e terra que está ligada ao princípio da criação presente em várias mitologias e religiões.
O conjunto de trabalhos faz uma prévia do projeto especial que a artista realizará em julho no Museu da Inconfidência (Ouro Preto), por ocasião da comemoração do centenário da instituição. A curadoria da exposição é de Guilherme Bueno.
About the artist:
Nascida e radicada em Belo Horizonte, havendo residido em outras cidades no Brasil e no exterior, Niura Bellavinha tem uma trajetória de mais de três décadas. Em seu vasto currículo destacam–se inúmeros prêmios e mostras internacionais como 1ª e 4ª Biwako Biennale (2010 / 2014) Omihachimman, Japão; 1ª, 5ª e 10ª Bienal do Mercosul, (1997/ 2005/ 2015) Porto Alegre BR; Bienal Internacional de São Paulo, (1985 e 1994); Bienal de Cuenca (1995) Equador.
Participou de vários Salões Nacionais de Artes, dentre eles, recebeu O Grande Prêmio no Salão Nacional de Artes 1990, (IBAC/ FUNARTE/ MAP). E realizou inúmeras Mostras individuais a convite de Instituições brasileiras como Oi Futuro Flamengo e BH; CCBB- Rio de Janeiro; Centro Cultural São Paulo; Museu de Arte da Pampulha BH; Museu de Arte Moderna RJ; Paço Imperial (RJ); Palácio das Artes (BH); Museu da Inconfidência, Ouro Preto.
A partir do início da década de 1990 até 2023, realizou diversas mostras institucionais e em galerias comerciais no Brasil e exterior, dentre elas na Galeria Milan (SP), Anita Schwartz (RJ), Nara Roesler (SP), Manoel Macedo (MG), Galeria Graça Brandão (Lisboa), Espace_L (Genebra).
Em 2016, com Paulo Herkenhoff, lançou pela Editora COBOGÓ o Livro Niura Bellavinha, sobre a Trajetória. Em 2014 lançou o Livro Niura Bellavinha, (NAU Editora) com textos do Curador Alberto Saraiva, sobre a Mostra Individual no Oi Futuro Flamengo (RJ) e Oi Futuro Belo Horizonte. Lançou no mesmo ano seu primeiro media metragem: NháNhá.
SERVIÇO
Exposição "Sopro" de Niura Bellavinha
Local: AM Galeria de Arte – Belo Horizonte
Rua do Ouro, 136, Serra, Belo Horizonte
Datas: Abertura em 04 de maio de 2024, sábado, das 11h às 16h.
Encerramento em 25 de maio de 2024.
Funcionamento
segunda a sexta, 10h às 19h;
sábado, 10h às 14h
Entrada: Franca
IMAGENS
Niura Bellavinha, Cave Kandinsky_Sopro 08, 2024, Pigmentos minerais sobre linho, 130 x 300 cm (detalhe)
Niura Bellavinha, Sopro 06, 2024, Pigmentos minerais sobre linho, 236 x 310 cm
Niura Bellavinha, Pré sopro 02, 2024, Pigmentos minerais sobre linho, 76 x 76 cm
Niura Bellavinha, Pré sopro 06, 2024, Pigmentos minerais sobre linho, 50 x 40 cm
Niura Bellavinha, Sopro 07, 2024, Pigmentos minerais sobre linho, 170 x 130 cm