Exposição "Um século de agora"
Exhibition
- Nome: Exposição "Um século de agora"
- Abertura: 17 de novembro 2022
- Visitação: até 02 de abril 2023
Local
- Venue: Itaú Cultural
- Online Event: No
- Endereço: Avenida Paulista, 149 – próximo à estação de metrô Brigadeiro
MOSTRA UM SÉCULO DE AGORA PUXA FIOS NARRATIVOS DE 1922 NA PRODUÇÃO DA ATUALIDADE
No ano em que se encerram as comemorações ao centenário da Semana de Arte Moderna de 22, a mostra puxa fios narrativos daquele ano na produção da atualidade.
A exposição mescla artistas, coletivos e agentes da cultura que não só se manifestam por meio de múltiplas linguagens, mas, sobretudo, apresentam obras e projetos realizados ou concluídos, em sua maioria, em 2022 – ou seja, no agora.
Ocupando os três pisos expositivos do Itaú Cultural com mais de 70 obras em variados suportes, assinadas por 25 artistas de 11 estados brasileiros, em atuação atualmente no Brasil, e amplia espaços para identidades preteridas no projeto artístico da Semana de 1922, reforçando a percepção do presente. As obras exibidas datam, em sua maioria, de 2022 e questionam noções de tempo, história, tradição e nação, no atual contexto brasileiro.
Três curadoras de origens diversas assinam a exposição: a sergipana Júlia Rebouças, a baiana Luciara Ribeiro e a matogrossense Naine Terena de Jesus. Para puxar este legado em uma releitura que desemboca na prática artística na atualidade no país, elas pesquisaram o que está sendo produzido em algumas regiões do território nacional, a partir de uma multiplicidade de idades, geografias e vivências sociais e políticas.
Participam da exposição (em ordem alfabética): abigail Campos Leal, Aislan Pankararu, Amanda Melo da Mota, A TRANSÄLIEN, Carmézia Emiliano, Coletivo Mato Grosso, Coletivo Revolução Periférica, Coletivo Ururay, Dalva de Barros, davi de jesus do nascimento, Davi Pontes, Denilson Baniwa, Glicéria Tupinambá, Gustavo Caboco, João Cândido da Silva, José Bezerra, Julia Debasse, Juliana dos Santos, Juliana Xucuru, Keila Sankofa, Lídia Lisboa, Linga Acácio, Luana Vitra, Roberto Magalhães e Sara Lana.
Abertura: 17 de novembro, a partir das 20h
Visitação: 18 de novembro a 2 de abril de 2023 Terça-feira a sábado, das 11h às 20h Domingos e feriados das 11h às 19h
Entrada: gratuita
Curadoria: Júlia Rebouças, Luciara Ribeiro e Naine Terena de Jesus
Idealização e realização: Itaú Cultural