Intervenção artística do JAMAC na fachada do MAM
Exhibition

Intervenção artística do JAMAC na fachada do MAM

Exhibition

  • Nome: Intervenção artística do JAMAC na fachada do MAM
  • Abertura: 10 de dezembro 2022
  • Visitação: até 10 de dezembro 2023

Local

  • Local: Jardim de Esculturas do Museu de Arte Moderna de São Paulo
  • Online Event: No
  • Endereço: Parque Ibirapuera (Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº - Portões 1 e 3)

JAMAC estreia projeto de intervenções artísticas na fachada do MAM São Paulo


A estampa criada pelo Jardim Miriam Arte Clube será  impressa sobre telas que cobrem partes da fachada do museu. A obra funde elementos da construção civil com imagens derivadas da flora 


O Museu de Arte Moderna de São Paulo estreia em 10 de dezembro um projeto de intervenções artísticas em sua fachada, com um trabalho do  Jardim Miriam Arte Clube - JAMAC,  um coletivo simultaneamente artístico e social, liderado pela artista Mônica Nador, com um grupo de colaboradores do bairro paulistano do Jardim Miriam. 


A obra consiste em estampas impressas sobre telas, com módulos de 15 metros de extensão, que irão ocupar partes da fachada do museu, na divisa entre a marquise do Parque Ibirapuera e o Jardim de Esculturas do MAM.  Além disso, a obra protege o visitante da marquise no período que antecede a reforma desse marco da arquitetura moderna, espaço frequentado por skatistas, turistas ou interessados em arte. 


Minha ideia sempre foi fazer com que o público se aproximasse da arte contemporânea e não a visse mais como algo incompreensível", diz Mônica Nador. "Também é uma maneira de reduzir os abismos sociais. No nosso processo criativo, ensino os indivíduos a transformarem uma ideia abstrata em desenho e, em seguida, criar uma estampa em stencil", ela completa.


O JAMAC traz ao MAM motivos de plantas e folhas que se intercalam em pares numa composição dinâmica e com fortes contrastes. O mesmo padrão é apresentado em diferentes versões com variações de fundos e cores, como o vinho, o amarelo, o laranja, o turquesa e o roxo. 


“A obra do JAMAC possui uma vocação para o espaço aberto, público, de acesso livre e gratuito, tal como o Jardim do MAM. A intervenção que criaram para fachada do museu funde elementos da construção civil com imagens derivadas da flora. O projeto também traz a força da produção da periferia para o MAM e reforça a ideia de partilha entre a população e a arte que o espaço sugere”, comenta Cauê Alves, curador-chefe do museu. 



Sobre o JAMAC

O Jardim Miriam Arte Clube (JAMAC) é um espaço cultural fundado em 2004 e localizado na Zona Sul de São Paulo. Criada pela artista plástica Mônica Nador, a instituição tem como objetivo construir processos de formação que estimulem encontros entre arte e vida, estética e política. Ações de formação e intervenções culturais fazem do grupo um facilitador artístico e social – agindo não só na comunidade com a qual dialoga, mas em toda a cidade ao passo que desenvolve noções de cidadania e coletividade.


Sobre Mônica Nador


Mônica Nador é formada em artes plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), em São Paulo, e tem um currículo extenso: seu trabalho mais antigo data da década de 1980. Obteve o título de mestre pela ECA/USP por seu trabalho "Paredes Pinturas", sob a supervisão de Regina Silveira. Também participou de exposições na Bienal de Arte de São Paulo em 1993 e 2006; na Bienal de Havana, em 2000, em Cuba; na OsloBiennalen, em 2019, na Noruega, entre outras. 


About MAM São Paulo

Founded in 1948, the Museu de Arte Moderna de São Paulo is a non-profit civil society of public interest. Its collection includes over 5 thousand works produced by the most representative names in modern and contemporary art, mainly Brazilian. Both the collection and the exhibitions privilege experimentalism, opening up to the plurality of world artistic production and the diversity of interests of contemporary societies.


The Museum maintains a wide range of activities that includes courses, seminars, lectures, performances, musical shows, video sessions and artistic practices. The content of the exhibitions and activities is accessible to all audiences through guided tours in libras, audio description of the works and video guides in Libras. The collection of books, periodicals, documents and audiovisual material is formed by 65 thousand titles. The exchange with museum libraries from several countries keeps the collection alive.


Located in Ibirapuera Park, the most important green area in São Paulo, the MAM building was adapted by Lina Bo Bardi and has, in addition to the exhibition rooms, a studio, library, auditorium, restaurant and a shop where visitors can find design products, art books and a line of objects with the MAM brand. The Museum's spaces are visually integrated with the Sculpture Garden, designed by Roberto Burle Marx to house works from the collection. All facilities are accessible to visitors with special needs.


Service:

Intervenção artística do JAMAC na fachada do MAM 

Local: Jardim de Esculturas do Museu de Arte Moderna de São Paulo 

Data: 10 de dezembro, sábado, das 10h às 12h

Ingressos: Gratuito no MAM

Address: Ibirapuera Park (Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº - Gates 1 and 3)

Opening hours: Tuesday to Sunday, from 10am to 6pm (last entry at 5.30pm) 

Phone: (11) 5085-1300


Access for people with disabilities

Restaurant/café

Air conditioning


Qual a forma que gostaria de assinar
nosso conteúdo?

Artsoul Comunicação Digital LTDA | CNPJ: 29.752.781/0001-52

Escritório: Rua Quatá, 845 - Sala 2, Vila Olímpia, São Paulo, SP, 04546-044