Sala de Vídeo: Maya Watanabe
Exhibition

Sala de Vídeo: Maya Watanabe

Exhibition

  • Nome: Sala de Vídeo: Maya Watanabe
  • Abertura: 05 de dezembro 2025
  • Visitação: até 25 de janeiro 2026

Local

  • Venue: MASP - Assis Chateaubriand Museum of Art of São Paulo
  • Online Event: No
  • Endereço: Avenida Paulista, 1578, Bela Vista – São Paulo, SP

MASP apresenta videoinstalação sobre violência política e memória


A partir do registro do crânio de uma vítima não identificada, a artista Maya Watanabe aborda mortes causadas por conflitos internos no Peru e relações entre desigualdade social e ecologia



O MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand apresenta, de 5 de dezembro a 25 de janeiro, a Sala de Vídeo: Maya Watanabe. Com curadoria de Glaucea Helena de Britto, curadora assistente, MASP, a mostra exibe a videoinstalação Bullet (2021) da artista peruana Maya Watanabe (Lima, 1983). Inédita no Brasil, a obra se debruça sobre os restos mortais de uma vítima não identificada de conflitos internos armados que assolaram o Peru entre 1980 e 2000, período violento no qual quase 70 mil pessoas morreram e que deixou marcas profundas na história do país.


Em Bullet, a câmera percorre um crânio humano através de uma fratura causada por uma bala de revólver, e, assim, revela e documenta um interior que se apresenta como uma paisagem rochosa, com crateras de diferentes dimensões, relevos e recifes ósseos. Esse ambiente abriga uma aranha que preenche o espaço com sua teia, sinalizando a passagem do tempo e o descaso do governo com a investigação dessas mortes.


"A obra de Maya Watanabe é uma denúncia contra as execuções arbitrárias e a impunidade que segue em curso. Já a teia de aranha, nesse contexto, pode ser vista como um símbolo concreto da relação entre o social e o ecológico. Bullet trata das forças que permeiam a vida das pessoas: forças naturais ou sociais", afirma Glaucea Britto.


A mostra reflete sobre a ecologia não apenas como tema ambiental, mas como um campo que envolve relações de poder, desigualdades, violência de Estado e memória histórica, mostrando como paisagens, corpos e territórios são marcados por conflitos que ultrapassam gerações.


A videoinstalação de canal único com dez minutos de duração foi produzida pela Fundação BBVA – Museu de Belas Artes de Bilbao, por meio do programa MULTIVERSO, com o apoio do Mondriaan Fonds e do MOT – Museu de Arte Contemporânea de Tóquio.


ABOUT THE ARTIST

Maya Watanabe (Lima, Peru, 1983) atualmente vive em Amsterdã, Holanda, criando instalações de vídeo que exploram os limites da representação, especialmente em contextos de violência política. A artista investiga os possíveis espaços de interseção entre a memória pessoal e a memória coletiva. Sua obra já foi apresentada em instituições, bienais e festivais como Manifesta, Videobrasil, Bienal de Havana, Asian Art Biennial e Bienal de Pequim. Watanabe leciona na Gerrit Rietveld Academie, em Amsterdã, e é atualmente pesquisadora de doutorado no departamento de Culturas Visuais da Goldsmiths, University of London.


Sala de Vídeo: Maya Watanabe integra a programação anual do MASP dedicada às Histórias da ecologia. A programação do ano também inclui mostras de André Taniki Yanomami, Clarissa Tossin, Claude Monet, Frans Krajcberg, Abel Rodríguez, Hulda Guzmán, Minerva Cuevas e do coletivo Mulheres Atingidas por Barragens. 


ACESSIBILIDADE

Todas as exposições temporárias do MASP possuem recursos de acessibilidade, com entrada gratuita para pessoas com deficiência e seu acompanhante. São oferecidas visitas em Libras ou descritivas, mediante solicitação pelo e-mail acessibilidade@masp.org.br, além de textos e legendas em fonte ampliada e conteúdos audiovisuais com audiodescrição, legendagem e interpretação em Libras. Todos os materiais estão disponíveis no site e canal do YouTube do museu e podem ser utilizados por pessoas com ou sem deficiência, públicos escolares, professores, pessoas não alfabetizadas e interessadas em geral, seja em visitas espontâneas ou acompanhadas pela equipe MASP.


REALIZATION

Sala de Vídeo: Maya Watanabe é realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.


SERVICE

Sala de Vídeo: Maya Watanabe 

5.12.25 — 25.1.26

Curadoria: Glaucea Helena de Britto, curadora assistente, MASP

Edifício Lina Bo Bardi, 2° subsolo


MASP - Assis Chateaubriand Museum of Art of São Paulo

Avenida Paulista, 1578 – Bela Vista, São Paulo, SP 01310-200

Telephone: (11) 3149-5959

Horários: terças grátis, das 10h às 20h (entrada até as 19h); quarta e quinta das 10h às 18h (entrada até as 17h); sexta das 10h às 21h (entrada gratuita das 18h às 20h30); sábado e domingo, das 10h às 18h (entrada até as 17h); fechado às segundas.

Agendamento on-line obrigatório pelo link masp.org.br/ingressos 

Ingressos: R$ 75 (entrada); R$ 37 (meia-entrada)

Qual a forma que gostaria de assinar
nosso conteúdo?

Artsoul Comunicação Digital LTDA | CNPJ: 29.752.781/0001-52

Escritório: Rua Quatá, 845 - Sala 2, Vila Olímpia, São Paulo, SP, 04546-044