Andre Amarante Bonani
André Bonani é artista plástico e educador. É doutorando em Processos e Procedimentos Artísticos no Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (IA-UNESP), onde também é professor de gravura e processos gráficos. É mestre em Linguagens, Mídia e Arte pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP), onde foi bolsista integral por mérito acadêmico (2018 - 2020). Cursou desenho e colagem no Instituto Tomie Ohtake, onde também foi bolsista integral (2016). Desenvolve pesquisa em gravura no campo expandido no Atelier Piratininga, onde é artista residente desde o 2º semestre de 2022. É pesquisador membro do grupo “Artecolapso: imagens praticáveis do mundo”, coordenado pela Profa. Dra. Renata Pedrosa Romeiro e pelo Prof. Dr. Gustavo de Moura Valença Motta, vinculado ao Instituto de Artes da UNESP. É idealizador do projeto de arte-educação “Gráfica Experimental”, oficina coletiva de experimentação em artes gráficas que itinera por diversas instituições culturais e atualmente está no ateliê de gravura do Sesc Pompeia. Foi artista residente no Complexo Industrial do Olho de Boi, em Almada, Portugal (2020), a convite do artista Rui Soares Costa. Realizou no Atelier Piratininga, em maio e junho de 2024, a exposição “O eco de antigas palavras”, sua primeira individual, com textos de Agnaldo Farias e Ulysses Bôscolo. Seu trabalho já foi visto em exposições coletivas, feiras e ateliês abertos - Espaço Vitrine (2018); Galpão Comum (2021); Atelier Piratininga (2022); Ateliê 3 (2022); Massapê Projetos (2023); IA-UNESP (2023); Lux Espaço de Arte (2023); Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (2023); Museu de Arte de Ribeirão Preto (2024); SESI Itapetininga (2024). Seu trabalho está presente em coleções privadas e públicas - galeria Gravura Brasileira; projeto Acervo Rotativo. Teve trabalhos publicados em revistas especializadas em artes visuais, como a Revista Uso (2022) e a Revista Têmpera (2022). Recebeu certificado de mérito artístico concedido pela Pinacoteca do Grão-Ducado de Luxemburgo (2021). Foi assistente da artista plástica Adrianne Gallinari (2016). Tem experiência como ilustrador no mercado editorial, tendo colaborado para diversos meios, como o jornal Folha de São Paulo, a 5a Bienal de Psicanálise e Cultura de Ribeirão Preto, a Dolores Editora e a Editora Grande Área. Foi finalista no Concurso do Cartaz no 30o Prêmio Design Museu da Casa Brasileira (2016). Tem artigos publicados em periódicos acadêmicos, como na Revista Gama, do Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes da Universidade de Lisboa (2019-2020). Participou de eventos acadêmicos na área de artes plásticas, como seminários, congressos e bancas de conclusão de curso. É professor particular de educação artística, artes gráficas, história da arte e orientador de processos criativos em artes plásticas. Ministra oficinas e cursos livres em escolas, faculdades e instituições culturais. Vive e trabalha em São Paulo.
FORMAÇÃO 2024
Doutorado em Artes Visuais - IA-UNESP (em andamento).
2020
Mestrado em Linguagens, Mídia e Arte - PUC-Campinas - Bolsista CAPES.
2010
Graduação em Relações Internacionais - PUC-São Paulo.
2006
Formação técnica em direção cinematográfica - AIC-São Paulo (inacabado).
2006
Ensino Médio - Colégio Bandeirantes.
2003
Ensino Fundamental - Colégio Pueri Domus.
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
2024 - Atual
- Pesquisador no Doutorado em Artes Visuais pelo IA-UNESP.
2024
- Exposição individual “O eco de antigas palavras”, com textos de Agnaldo Farias e Ulysses Bôscolo - Atelier Piratininga (maio - junho/24).
- Exposição coletiva “Ar: Acervo Rotativo” - SESI Itapetininga (maio/24).
- Exposição coletiva “Ar: Acervo Rotativo” - Museu de Arte de Ribeirão Preto (março/24).
- Professor, junto com o artista gráfico Roger BeatJesus, do curso “Gráfica experimental: práticas coletivas desobedientes” - Sesc Pompeia (março - junho/24).
- Professor da disciplina “Técnicas de reprodução III” no curso de bacharelado em Artes Visuais do Instituto de Artes da UNESP (1º semestre/24).
- Pesquisador membro do grupo “Artecolapso: imagens praticáveis do mundo”, liderado pela Profa. Dra. Renata Pedrosa Romeiro e pelo Prof. Dr. Gustavo de Moura Valença Motta - Instituto de Artes da UNESP (1º semestre/2024).
- Professor, junto com o artista gráfico Roger BeatJesus, da oficina “Gráfica experimental: do carimbo ao fanzine” - Livraria Simples (fevereiro - março/24).
2023
- Exposição coletiva “Ar: Acervo Rotativo” - Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (novembro/23).
- Participação na feira de artes gráficas “Feira Pira” - Atelier Piratininga (dezembro/23).
- Gravura “Sem título” encomendada pelo colecionador Julio César Labate.
- Gravura “Sem título” encomendada pela colecionadora Laís Labate.
- Gravura “Sem título” encomendada pelo colecionador Alberto de Araújo Cruz.
- Exposição coletiva “Ar: Acervo Rotativo” - Lux Espaço de Arte (setembro/23)
- Pesquisador membro do grupo “Artecolapso: imagens praticáveis do mundo”, liderado pela Profa. Dra. Renata Pedrosa Romeiro e pelo Prof. Dr. Gustavo de Moura Valença Motta - Instituto de Artes da UNESP (2º semestre/23).
- Professor, junto com o artista gráfico Roger BeatJesus, do curso “Gráfica experimental: práticas coletivas desobedientes” - Sesc Pompeia (agosto - novembro/23).
- Mostra coletiva “Impasses" - Instituto de Artes da UNESP (junho/23).
- Professor, junto com o artista gráfico Roger BeatJesus, da oficina “Design da Desobediência” - Sesc Paulista (maio - junho/23).
- Gravuras cedidas em consignação ao acervo da galeria Gravura Brasileira. (maio/23)
- Exposição coletiva “Sindicato de Artistas”, iniciativa da Germinadora de Arte Argyridis - Massapê Projetos (maio/23).
- Gravura “Sem título” encomendada pelo colecionador Paulo Scheuer.
- Ilustrações do álbum musical “Fisiologia da condição humana vol. 1”, da banda Cães de Pavlov.
- Esculturas “Artefatos" encomendadas para a coleção independente do projeto Acervo Rotativo, coordenado pelo curador Laerte Ramos.
- Ilustrações de capa do livro “O jogo”, de Andrés Burgo - Dolores Editora.
2022 - Atual
- Residência artística em gravura no Atelier Piratininga, sob orientação de Ulysses Boscolo.
2022
- Gravura “Sem título” encomendada pela colecionadora Victoria Braga.
- Gravura “Esfinge no. 1” encomendada pela colecionadora Kat Shannon.
- Trabalhos da série “à deriva: sp” publicados na edição no. 14 da Revista Têmpera (dezembro/22).
- Exposição coletiva “Ateliê Aberto” - Ateliê 3 (dezembro/22).
- Participação na feira de artes gráficas “Feira Pira” - Atelier Piratininga (dezembro/22).
- Professor, junto com o artista gráfico Roger BeatJesus, da oficina “Design da Desobediência” - Sesc Pinheiros (outubro - novembro/22).
- Gravura “Xilotipia IV” encomendada pela colecionadora Ligia Lacava.
- Exposição coletiva “4º Portas Abertas SP Zona Oeste: Atelier Piratininga” - Atelier Piratininga (setembro/22).
- Trabalhos da série “Imagens-ocasiões” publicados na edição no. 7 da Revista Uso (julho/22).
- Escultura “Peji” encomendada pelo colecionador Gabriel César.
- Gravura “Anatomia do Sarrià” encomendada para o clube de leitores da Editora Grande Área.
- Gravura “Exílio" encomendada pela colecionadora Rafaela Antonelli.
- Escultura “Oratório” encomendada pelo colecionador Vinícius Lopes Costa.
- Ilustrações de miolo do livro “México 70”, de Andrew Downie - Editora Grande Área.
- Ilustração de capa do livro “Vocês vão ter que me engolir”, de Guilherme Trucco - Dolores Editora.
- Ilustração de capa do livro “Plumas, Arquibancadas e Paetês”, de Luiza Aguiar dos Anjos - Dolores Editora.
2021 - Atual
- Representação comercial pela plataforma virtual Selo Coletivo.
2021
- Participação nas bancas de trabalhos de conclusão de curso do bacharelado em Artes Visuais - Faculdade de Artes Visuais da PUC-Campinas (dezembro/21).
- Certificado de mérito artístico concedido pela Pinacoteca do Grão-Ducado de Luxemburgo (dezembro/21)
- Ateliê Aberto, com texto do crítico e curador Agnaldo Farias - Galpão Comum (dezembro/21).
- Participação na disciplina “Cultura Visual e Arquitetura” para alunos de pós-graduação em projeto, espaço e cultura - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (novembro/21).
- Realização da palestra “Goma Oficina” na 7a Semana de Arquitetura Senac: Viver na Diversidade”, para alunos de bacharelado em Arquitetura e Urbanismo - Centro
Universitário Senac (outubro/21). - Professor, junto com o artista gráfico Roger BeatJesus, da oficina “Design da Desobediência” - Sesc 24 de Maio (agosto/21).
- Ilustrações de miolo da Revista ContrAtaque no. 2 - Dolores Editora.
2020-Atual
- Professor particular de educação artística, história da arte e orientador de processos criativos em artes plásticas.
2020-2022
- Membro da Associação Cultural Goma Oficina, coletivo interdisciplinar que atua desde 2010 em São Paulo. Atuou na concepção e execução de projetos culturais.
2020
- Identidade visual para o consultório do psicólogo Tiago Pietro Trench Egea de Miranda (dezembro/20).
- Participação nas bancas de trabalhos de conclusão de curso do bacharelado em Artes Visuais - Faculdade de Artes Visuais da PUC-Campinas (dezembro/20).
- Professor na oficina “Cidades Hipervisíveis”, na Semana Acadêmica “Ser Urbano”, do curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC-RJ (novembro/20).
- Ilustrações para o projeto SAMPA - Luz para levar para casa, da lighting designer Camille Laurent (outubro/20).
- Professor na oficina “Cidades Hipervisíveis”, na Semana “Viver Metrópole”, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie (outubro/20).
- Professor na oficina “Cidades Hipervisíveis”, na Semana Acadêmica do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário da Católica de Santa Catarina (outubro/20).
- Ensaio visual “À Deriva”, desenvolvido para a seção “Conversas" da plataforma digital “Desestrutura” (outubro/20).
- Professor, junto com a artista Liana Yuri, do curso online "Ilustração e livros interativos pop-up” (agosto e setembro/20).
- Identidade visual da produtora GM Produções (maio/20).
- Identidade visual do terapeuta integrativo Téo Fronzi (abril/20).
- Participação no XI Congresso CSO, Criadores sobre outras Obras, apresentando a comunicação “William Kentridge: pensar com a mão, manusear o pensamento” - Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes (CIEBA), Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (abril/20).
- Residência artística de 5 semanas no Complexo Industrial do Olho de Boi, em Almada, Portugal (janeiro/20).
2018-2020
- Pesquisador bolsista CAPES - Mestrado em Linguagens, Mídia e Arte pela PUC-Campinas, com dissertação sobre poéticas, práticas e processos nas artes plásticas.
2019
- Identidade visual do escritório de arquitetura VenturArq (novembro/19).
- Professor de ilustração em curso de escrita criativa e produção editorial para adolescentes - Escola Estadual Fernão Dias (outubro/19).
- Projeto gráfico do livro “Histórias dentro da História”, de Kátia Gonçalves.
- Publicação do artigo “Mira Schendel: materialidade viva, transparência do cosmos” na revista GAMA no. 13 - Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes (CIEBA), Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (junho/19).
- Participação no X Congresso CSO, Criadores sobre outras Obras, apresentando a comunicação “Mira Schendel: materialidade viva, transparência do cosmos” - Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes (CIEBA), Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (abril/19).
- Ilustração de capa do caderno Estúdio Folha / tema: vestibular de inverno - Jornal Folha de S. Paulo (abril/19).
- Ilustrações do livro "A Selva do Futebol”, de Raul Andreucci e Tulio Kruse - Dolores Editora.
- Ilustração de capa do caderno Estúdio Folha / tema: educação a distância - Jornal Folha de S. Paulo (março/19).
- Ilustrações para o material gráfico da 5ª Bienal de Psicanálise e Cultura de Ribeirão Preto - Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto.
- Ilustração de capa para o caderno Estúdio Folha / tema: pós-graduação - Jornal Folha de S. Paulo (fevereiro/19).
- Identidade visual para a plataforma “Patrimônio Cultural”, da historiadora Jaíne Diniz.
- Ilustração de capa do caderno Estúdio Folha / tema: ensino de línguas - Jornal Folha de S. Paulo (fevereiro/19).
2018
- Publicação do artigo “Caderno de artista: um espaço-tempo de materialização do processo criativo” nos anais do Seminário Ibero-americano sobre o processo de criação nas artes - Poéticas da Criação, ES 2018 - Centro de Artes da Universidade Federal do Espírito Santo (dezembro/18).
- Participação no Seminário Ibero-americano sobre o processo de criação nas artes - Poéticas da Criação, ES 2018, apresentando a comunicação “Caderno de artista: um espaço-tempo de materialização do processo criativo” - Centro de Artes da
Universidade Federal do Espírito Santo (dezembro/18). - Participação nas bancas de trabalhos de conclusão de curso do bacharelado em artes visuais - Faculdade de Artes Visuais da PUC-Campinas (dezembro/18).
- Participação na exposição “Antes da Eleição”, no ateliê da artista plástica Néle Azevedo - Espaço Vitrine (setembro/18).
- Realização da palestra “Projeto gráfico: grid, diagramação e tipografia” para alunos de bacharelado em artes visuais - Faculdade de Artes Visuais da PUC-Campinas (agosto/18).
- Professor da oficina “Ativismo gráfico: cartazes políticos”, parte do evento “Redes Digitais e Culturas Ativistas” do programa de pós-graduação LIMIAR (Linguagens, Mídia e Arte) - PUC-Campinas (junho/18).
- Montagem da exposição “Culturas Ativistas”, parte do evento “Redes Digitais e Culturas Ativistas” do programa de pós-graduação LIMIAR (Linguagens, Mídia e Arte) - PUC-Campinas (junho/18).
2017
- Professor de ilustração e design gráfico em curso de escrita criativa e produção editorial para adolescentes pelo projeto Fabriqueta de Histórias, em parceria com a empresa Bloomberg - Escola Estadual Costa Manso (outubro/17).
- Professor de ilustração e design gráfico em curso de escrita criativa e produção editorial para adolescentes pelo projeto Fabriqueta de Histórias - Espaço Cult (outubro/17).
- Idealizador do projeto “Livro do Ponto”, em parceria com a ilustradora Catarina Bessell e o Estúdio Arquivo (agosto/17).
- Ilustrações do livro “As ilhas não têm saída”, de Mariana Payno - Editora Primata (julho/17).
- Professor de matéria eletiva sobre ilustração literária para alunos do Ensino Fundamental II do Colégio Viver em Cotia-SP (1º sem/19).
2016
- Assistente da artista plástica Adrianne Gallinari.
- Cartaz finalista no 30º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira (novembro/16).
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
2024
- Curso de serigrafia, ministrado pelo artista gráfico Marcelo Heleno - Atelier 3 (fevereiro/24).
2023
- Aluno especial da matéria “Práticas contemporâneas da Instalação e Site Specific”, ministrada pela Prof. Dr. José Paiani Spaniol - Instituto de Artes (IA) da UNESP (2º semestre/23).
- Aluno especial da matéria “Impasses da Construção: a construção tridimensional no contexto artístico contemporâneo”, ministrada pela Profa. Dra. Renata Pedrosa Romeiro - Instituto de Artes (IA) da UNESP (1º semestre/23).
2019
- Aluno especial da matéria “Modos de produção do espaço na arte contemporânea”, ministrada pelo Prof. Dr. Agnaldo Farias - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade de São Paulo (1º semestre/19).
- Participação na aula inaugural “Os lugares da arte hoje: espacialidades e hibridações” do programa de pós-graduação LIMIAR (Linguagens, Mídia e Arte) - PUC-Campinas (março/19).
2018
- Participação como ouvinte no 27º Encontro Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, organizado pela Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP) - Instituto de Artes (IA) da UNESP (setembro/18).
- Participação como palestrante na mesa “Café com Mestrandos” do evento Reverbera 2018 - Centro de Linguagem e Comunicação (CLC) da PUC-Campinas (setembro/18).
- Participação no workshop “Experiência em Letterpress” - Oficina Tipográfica São Paulo (abril/18).
- Participação como ouvinte no Seminário “Palavra + Imagem - Estudos e práticas sobre livros, poemas, inscrições e livros de artista.” - Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) e Instituto de Artes (IA) da UNICAMP (março/2018).
- Participação na aula inaugural “Extremidades da Linguagem” do programa de pós-graduação LIMIAR (Linguagens, Mídia e Arte) - PUC-Campinas (fevereiro/18).
2017
- Curso de formação técnica em Design Editorial - Escola Panamericana de Arte (1º sem/17).
- Curso “Ilustração e colagem: processos criativos”, com a artista gráfica Catarina Bessell - Ateliê Theodora (1º sem/17).
2016
- Curso “Imagem Narrativa e Ilustração de Livros”, com os artistas visuais Fernando Vilela e Odilon Moraes - Bináh Espaço de Arte (2º sem/16).
- Curso de Desenho Livre, com a artista visual Adrianne Gallinari - Instituto Tomie Ohtake (1º sem/16).
2015
- Curso de Colagem, com a artista visual Adrianne Gallinari - Instituto Tomie Ohtake (2º sem/15).
- Curso “Literatura Infantil: o processo de edição de um livro ilustrado”, com a editora
Isabel Lopes Coelho - Espaço Revista Cult (1º sem/15).
Por: Casagaleria e Oficina de Arte