Exposição individual "Ainda Bem, Atravessei as Nuvens", de Gabriela Machado
Exhibition
- Nome: Exposição individual "Ainda Bem, Atravessei as Nuvens", de Gabriela Machado
- Abertura: 05 de fevereiro 2026
- Visitação: até 21 de março 2026
- Galeria: Luciana Brito Galeria
Local
- Local: Luciana Brito Galeria
- Online Event: No
- Endereço: Av. Nove de Julho, 5162 – São Paulo, SP
LUCIANA BRITO GALERIA ABRE PROGRAMAÇÃO DE 2026 COM SÉRIE INÉDITA DE PINTURAS DE GABRIELA MACHADO
A Luciana Brito Galeria abre sua programação de 2026 com a exposição Ainda Bem, Atravessei as Nuvens, a segunda da artista Gabriela Machado na galeria. A mostra destaca pinturas inéditas de maior dimensão - em diálogo com outras menores - realizadas entre 2024 e 2026, ocupando todo o espaço do Pavilhão. O texto crítico é assinado por Amanda Abi Khalil.
As crônicas do cotidiano, os cenários reais e oníricos, a temperatura e o brilho das cores, as sensações do dia a dia. Nada escapa ao crivo de um imaginário sensível que orienta o olhar de Gabriela Machado. A artista seleciona aquilo que lhe é mais atraente e o traduz para a linguagem pictórica. Neste conjunto de pinturas inéditas, produzidas nos últimos anos, ela articula fragmentos de histórias e memórias, além de cenas de paisagens captadas em viagens. Esses pequenos acontecimentos, cenas ou observações da vida, embora banais à primeira vista, ganham sentido, densidade e poesia quando reinterpretados pela artista.
Diferentemente de sua primeira exposição na galeria, realizada em 2024, as pinturas de Ainda Bem, Atravessei as Nuvens apresentam-se agora mais figurativas, revelando um jogo híbrido que articula não apenas a percepção imediata daquilo que o olhar alcança, mas também o imaginário e a memória da artista. O universo fantástico circense, por exemplo, surge em diversas obras, como Marambaia (2026) e Ainda Bem, Atravessei as Nuvens (2026), nas quais a figura do leão é retratada a partir de um repertório infantil compartilhado por sua geração.
Em outras pinturas de menor formato, aparecem paisagens que conjugam céu, vegetação e mar, assim como retratos de objetos e esculturas. Em todas elas, contudo, a artista enfatiza a luminosidade e o brilho, elementos que se impõem de imediato ao olhar do espectador e traduzem uma atmosfera de leveza e mistério deliberadamente construída. Já nas obras Largo do Machado (2026), Luzinhas (2014–2025) e Veronese (2013–2025), as luzes de Natal assumem o papel de protagonistas. Segundo explica a artista, o efeito luminoso é produzido deliberadamente durante o processo de produção: em uma primeira etapa ela trabalha com a tinta acrílica, para então finalizar com a tinta a óleo.
O fundo rosa observado em algumas pinturas, como em Ginger (2026), foi inspirado na tonalidade dos tapumes dos canteiros de obra. Outro detalhe também relevante é a moldura reproduzida pela artista em alguns trabalhos de menor formato, funcionando como uma extensão da pintura e contribuindo para a construção de uma maior profundidade espacial.
Sobre Gabriela Machado
1960, Joinville, Brasil. Vive e trabalha no Rio de Janeiro, Brasil.
A pesquisa de Gabriela Machado tem a pintura como principal interesse. O imaginário do dia a dia da vida representa grande fonte de inspiração, fornecendo à artista os parâmetros para suas paisagens e naturezas-mortas, onde pequenos recortes do cotidiano são emulados na tela. Seus processos partem da gestualidade rápida, orgânica e espontânea, o que atribui pureza à visualidade das formas e cores vivas. Suas esculturas acontecem como um desdobramento dessa estética, dando à artista a oportunidade de investigar as formas através da potencialidade de outros materiais, como argila, gesso e bronze.
Sobre a Luciana Brito Galeria
Luciana Brito Galeria, fundada em 1997, é reconhecida por desempenhar um papel importante na consolidação do mercado de arte do Brasil. Desde o início, a galeria tem como principal interesse os intercâmbios culturais, promovendo a internacionalização da pesquisa artística brasileira e apresentando artistas de outros países ao público no Brasil. Em 2015, a galeria mudou-se para a antiga residência de Castor Delgado Perez (São Paulo), uma herança arquitetônica projetada em estilo modernista pelo arquiteto Rino Levi, com projeto paisagístico conjuntamente assinado por Burle Marx. Esta mudança para um espaço tão significativo não apenas reforçou a presença da galeria, mas também fortaleceu seu compromisso com a arte e a cultura brasileiras, além de proporcionar um ambiente único e inspirador para as exposições e outros projetos artísticos.
Service
Gabriela Machado - “Ainda Bem, Atravessei as Nuvens”
Abertura: 05 de fevereiro de 2026
Visitação: até 21 de março de 2026
Local: Luciana Brito Galeria - Av. Nove de Julho, 5162
Website: www.lucianabritogaleria.com.br
Hor’ários: segunda, 10h às 18h | Terça a sexta, 10h às 19h | Sábado, 11h às 17h
Informações: Tatiana Gonçales
Whatsapp (11) 98114-4103
E-mail: comunicacao@lucianabritogaleria.com.br